quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Canário com perda de equilíbrio.

Na ultima semana do ano deparei-me com uma das coisas mais estranhas que me aconteceu no canaril. Um dos reprodutores Ágata Vermelho Mosaico deixou de ir para os poleiros. No dia seguinte dei com ele deitado na gaiola mas sem sinais de doença, o pássaro voava e tentava fugir da mão mas não se tinha nas pernas, e quando voava batia em poleiros, rede, paredes da gaiola, basicamente estava bêbado. Pensei que não iria ter sorte com ele, e que no dia seguinte estaria morto. Coloquei numa gaiola mais pequena e deixei ficar. Fiz uma pesquisa e havia sinais de poder ser salmonelas, ora eu estava a fazer a preparação dos reprodutores mas ainda não tinha chegado ás salmonelas decidi tentar. Não havia muito a perder, o pássaro tinha ataques constantes, começava a dar ás asas deitado na gaiola e a cantar ao mesmo tempo depois ficava imóvel uns minutos até voltar a recuperar e ia comer como se nada se passa-se tirando a falta de equilíbrio. Fiz lhe o tratamento e passado dois dias já ia para cima do poleiro e neste momento está apto.
Todos os dias aprendemos!
Foi com isto que o safei!

4 comentários:

  1. obrigado pela partilha....
    fico contente pelo desfecho e tambem por partilhar esta mais valia a todos nos que são os sintomas e o tratamento com o qual teve sucesso...

    obrigado bem haja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi para isso que criei o blog para nos ajudar-mos uns aos outros, ninguém sabe tudo e todos vamos aprendendo com as situações e os erros. Obrigado a si por ler, assim sim dá vontade de ir escrevendo alguma coisa!

      Excluir
  2. Bom amigo estou com um tico tico que esta sem equilibrio dando piruletas no fundo da gaiola !!!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado, estava com um canario jovem com os mesmo sintomas, e tratando com complexo vitaminico para periodos de muda (suspeitando deficiencia de calcio e vitaminas), agora começarei com este tratamento proposto por ti, tambem fui aconselhado a usar ENRO FLEC 10(BRASIL), ja que serve para as mesmas doenças e é mais completo.

    FELIZ 2015!

    ResponderExcluir