quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

As Anilhas 2013

As anilhas já cá estão. Fui buscá-las hoje á noite ao Clube. São feias como tudo este ano! Agora falta os passarinhos portarem-se bem e darem alegrias. Com 16 casais se a média for boa consigo gastar as 70 anilhas que encomendei. Espero que este ano não me morram tantos passarinhos novos. O tempo o dirá! Aqui fica a foto das anilhas!

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Novo Desenho do Arlequim Português

Faz alguns dias que recebi no facebook este novo desenho do nosso Arlequim Português. "Um trabalho excelente do Juiz de Porte António Ferreira que teve o apoio da Comissão Técnica do CCAP. Agradeço em nome do CCAP a grande divulgação que os criadores lhe têm dado. Paulo Milheiro Maia" sito Sr. Presidente do CCAP."
Assim espero que acabem com as duvidas devido á cor padrão do Arlequim, bem como os gostos pessoais de quem avalia uma ave destas numa exposição. É verdade que o importante é a forma e posição, mas 1 ou 2 pontos perdidos na cor, pode ser a diferença entre ganhar uma medalha ou não ganhar nada!


quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Canário com perda de equilíbrio.

Na ultima semana do ano deparei-me com uma das coisas mais estranhas que me aconteceu no canaril. Um dos reprodutores Ágata Vermelho Mosaico deixou de ir para os poleiros. No dia seguinte dei com ele deitado na gaiola mas sem sinais de doença, o pássaro voava e tentava fugir da mão mas não se tinha nas pernas, e quando voava batia em poleiros, rede, paredes da gaiola, basicamente estava bêbado. Pensei que não iria ter sorte com ele, e que no dia seguinte estaria morto. Coloquei numa gaiola mais pequena e deixei ficar. Fiz uma pesquisa e havia sinais de poder ser salmonelas, ora eu estava a fazer a preparação dos reprodutores mas ainda não tinha chegado ás salmonelas decidi tentar. Não havia muito a perder, o pássaro tinha ataques constantes, começava a dar ás asas deitado na gaiola e a cantar ao mesmo tempo depois ficava imóvel uns minutos até voltar a recuperar e ia comer como se nada se passa-se tirando a falta de equilíbrio. Fiz lhe o tratamento e passado dois dias já ia para cima do poleiro e neste momento está apto.
Todos os dias aprendemos!
Foi com isto que o safei!

Ano Novo criação nova!

Ora então Janeiro, começa o stress da preparação daqueles que nos darão alegrias, ou tristezas este ano.
No meu canaril a luz já vem sendo aumentada gradualmente desde 1 de Dezembro, A preparação dos reprodutores começou no dia 16 de Dezembro, conforme prometido aqui fica uma ideia do que estou a fazer:
Em termos de tratamentos, vou prevenir as doenças respiratórias, os parasitas internos e externos e a cococidose e as salmonelas.
Tudo isto usando os tempos de tratamento aconselhados nos rótulos, e intercalando com água limpa, multivitamínico e protetor hepático. No final lá para dia 20 de Janeiro começo a dar AD3E até os juntar.
Importante manter os pássaros debaixo de olho para ver as reações aos tratamentos.
Um abraço a todos!

Bom Ano Novo!

Já algum tempo que não escrevia aqui nada mas hoje vou atualizar isto!
Em primeiro lugar um bom ano a Todos, que tudo corra como planeado ou melhor ainda!
Em segundo lugar que o nosso país tenha uma ancora bem pesada para ver se não vamos por água a baixo!
Em terceiro lugar que este nosso Hobbie corra bem a todos;
-Criações sem problemas;
-Reprodutores em condições;
-E todos livres de doenças;
Estes são os meus votos para todos!