quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Aumento de horas de Luz!

Meus amigos, com o aproximar do fim do ano, à que pensar na criação de 2013. Este ano vou criar mais cedo que o ano passado em que só comecei em Março. Este ano penso começar no principio de Fevereiro, e eu explico porquê. Este ano quando começaram as exposições, metade dos meus canários, estavam ainda na muda, por poucos que fossem, podiam ter participado em algumas, acabei por participar apenas no One Day Show do Arlequim Português, e mais nada. Ainda pensei em mandar o meu mosaico macho ao Telheiro mas como acabou a muda tarde já não tive tempo de lhe tirar as guias vermelhas que lhe nasceram. Sendo assim, e como nisto de criar canários aprende-se todos os dias, este ano junto os mais cedo e para isso tenho de jogar com a luz. vou começar a ligar a luz a partir do dia 1 de Dezembro, aumentado meia hora por semana, conto ter 14 horas e meia de luz no canaril a partir da 1ª semana de Fevereiro. Se as fêmeas não me falharem, que espero que não, já terei passarinhos no principio de Março.
Um abraço a todos!

Afinal existe qualidade!

Como sabem, a criação de 2012 em termos de mosaicos não foi famosa, tirei 5 passarinhos e apenas 1 é macho. Mas apesar de único, saiu com muita pinta! O que me faz pensar que, para além de estar a trabalhar bem com o que tenho, também tenho bom sangue no meu canaril, que é modesto, pequeno tem poucas condições mas a qualidade vive lá dentro! Aqui ficam umas fotos do macho 38!



domingo, 25 de novembro de 2012

Plantel Fechado!

A semana passada fui buscar os últimos 4 passarinhos para o meu plantel. Um casal de Ágatas e dois machos lipocromo vermelho mosaico. Fui buscá-los a casa do meu amigo Telmo Henriques. Fui também comprar os produtos para a preparação dos reprodutores. Deixo aqui as fotos do macho Agata que fui buscar esta semana.



Machos separados

À cerca de 15 dias separei os machos das fêmeas, e limpei as gaiolas limpas, esta semana notei que os machos andavam, muito agitados e perdi um bocado a olhar para eles! Andavam, de 5 em 5 minutos, em guerras ora por comida, ora por água , ora por coisa nenhuma mas andavam. Decidi então e ao contrário do ano passado, espalhar os machos pelas gaiolas de criação e deixar as fêmeas nas voadeiras. Nem foi tanto pelas guerras mas pensei que entretanto iriam começar os tratamentos de preparação para a criação e depois as guerras iriam ser maiores e os pássaros não iriam receber os tratamentos em doses iguais. Posto isto estão separados e já não guerreiam mais! Aqui fica as fotos dos machos e das fêmeas.



E agora as fêmeas!